O que é persona?

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Já ouviu falar sobre persona de sua empresa ou negócio? Muitas pessoas estão familiarizadas com o conceito de público-alvo, mas não com o conceito de persona.

A realidade é que identificar a sua persona é muito importante, para que sua empresa possa vender mais e ter resultados expressivos.

Nós vamos te explicar o que é e como aplicar esse conceito pode ajudar seu negócio a ter mais resultados no dia a dia.

O que é a persona?

A persona é um personagem fictício com características definidas que representam o seu cliente ideal. Os comportamentos de sua persona são baseados em informações reais de seus clientes.

Por isso mesmo, a buyer persona que também é conhecida como avatar guia a comunicação de sua marca em diversos fatores.

A persona tem medos e dores, tom de voz, preferências específicas, idade definida e uma série de características que fazem com que seu público se identifique com o personagem.

Um exemplo simples de persona: Lucas, 29 anos, casado, trabalha em TI, gosta de videogame e filmes, é um investidor conservador e sonha em comprar sua casa própria.

Essas características da persona devem ser orientadoras de toda a comunicação da marca. Possibilitando que a criação de conteúdo seja direcionada e traga mais proximidade com o público.

Persona é diferente de público-alvo?

Sim! Persona tem detalhes e informações emocionais que o público-alvo não revela. Geralmente o público-alvo é, por exemplo, homens de 25 a 35 anos que residem em cidade x, com renda y.

Enquanto a persona é um estudo mais aprofundado que traça o perfil de cliente ideal para a marca. Possibilitando que a empresa oriente sua comunicação para atingir pessoas com esse perfil.

Podemos definir que o público-alvo é um segmento enquanto a persona é mais aprofundada em um nicho específico do público.

A persona tem definição específica, detalhes sobre hábitos e trabalho, representa um consumidor ideal e é um personagem. Enquanto o público-alvo é uma definição mais ampla, não revela hábitos e engloba diferentes perfis de pessoas que podem querer o seu produto.

Dessa forma, ter a definição de público-alvo e persona possibilita que a empresa faça investimentos mais eficientes na comunicação. Garantindo que as campanhas sejam responsáveis por aproximar mais o público e a marca.

Existem diferentes tipos para cada empresa

É importante destacar que, existem diferentes tipos de persona para sua empresa. A buyer persona, é a mais comum que representa o consumidor ideal da marca.

A brand persona, possibilita que a empresa humanize a marca. Criando um perfil de brand persona que humaniza a empresa e que possibilita a representação dos valores da marca.

A audience persona que representa quem visita as suas páginas nas redes sociais, lê as publicações, mas que não necessariamente são seus compradores.

A empresa não precisa obrigatoriamente desenvolver todas as personas ao mesmo tempo para se comunicar melhor.

No entanto, esse é um trabalho que deve ser feito na medida do possível, visando que o investimento possibilite a aproximação da marca e seu público.

Para que serve o investimento em desenvolvimento da persona?

Desenvolver a persona de sua empresa desencadeia uma série de resultados positivos, elencamos os principais, que são:

1.     Possibilita a definição de pautas do marketing de conteúdo

Conhecer a sua persona possibilita a criação de conteúdo com maior assertividade. Uma vez que, a mesma revela as dúvidas e necessidades do público.

Quando a empresa saber exatamente quais são essas informações, se torna possível resolver as dúvidas por meio da produção de conteúdo relevante.

Dessa forma, sua empresa aplica o marketing de conteúdo, uma estratégia que gera maior relevância junto ao público, possibilitando que as pessoas visitem a página com mais frequência para acompanhar o conteúdo.

Além disso, também permite adequar a linguagem do conteúdo que é criado para seu público.

2.     Definição de canais de comunicação

É importante saber quais são os canais onde seus clientes efetivamente estão.

A persona auxilia a identificar esses canais para que possa fazer uma comunicação eficiente, evitando o desperdício de tempo e recursos ao produzir conteúdo para mídias sem aproveitamento.

Portanto, é interessante ter esse cuidado de identificar em quais mídias o seu público é mais presente.

3.     Entender a atuação do seu produto na rotina de seu cliente

Com os dados em mãos, a empresa consegue compreender de forma definitiva qual é o valor de seus produtos na vida de seus clientes.

Suponha que seu produto é uma roupa de academia, seu cliente pode preferir as suas peças por ser resistente, confortável e transmitir segurança para o treino.

Entendendo o espaço que o produto ocupa na vida do cliente é possível perceber quais melhorias tornam a sua marca mais relevante.

De modo que possa desenvolver produtos que são cada vez mais adequados para o seu cliente e que se tornam ainda mais fáceis de vender.

Como é o processo de criação?

A criação da persona é um processo com algumas etapas que são muito importantes para um resultado positivo.

Não dá para meramente escrever o que imagina que representa seus clientes. O processo consiste em coletar dados de seus clientes, fazendo perguntas estratégicas para o público.

A partir da coleta é possível analisar os dados para que possa estruturar a persona. Esse é um trabalho que deve ser feito por um profissional experiente e capacitado.

Tendo em vista que, a persona é responsável por influenciar toda a comunicação de sua empresa. E equívocos no desenvolvimento de tal personagem desencadeia problemas na efetividade de sua comunicação.

Portanto, é essencial ter um processo de pesquisa sério, tendo uma boa amostra de clientes respondendo as informações solicitadas para que essa construção seja eficiente.

De modo que, seu público possa efetivamente se sentir representado por o que foi construído. Afinal, o objetivo é justamente esse e se o processo falhar em alguma etapa, dificilmente irá atingir o objetivo .

Agora que já sabe a importância e benefícios de desenvolver uma persona bem estruturada, vale a pena contar com uma agência de marketing para atuar na criação de sua.

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