O que é Canvas?

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Já ouviu falar sobre o Business Model Canvas? Mais conhecido como Canvas, trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico importante para quem deseja montar seu próprio negócio.

O modelo é fácil de utilizar mesmo para quem tem pouca experiência na área. Possibilitando ter um bom aproveitamento de seu planejamento para que possa desenvolver uma abertura de negócio bem estruturada e eficiente.

Evitando que alguns erros no processo possam arruinar a conquista de resultados. Portanto, nós vamos te explicar detalhadamente como utilizar o Business Model Canvas para beneficiar a abertura de sua empresa.

9 Segmentos do Canvas

O Canvas é um documento divido em 9 segmentos, aspecto que é importante para facilitar a organização do modelo de negócios. Dessa forma, confira como preencher cada um deles para otimizar seu tempo e obter ótimos resultados!

1.     Segmentos dos clientes

É natural que o primeiro aspecto a ser abordado esteja relacionado aos clientes. Tendo em vista que, empresa alguma terá sucesso sem clientes.

No segmento é preciso definir qual é o segmento de empresas ou pessoas que a sua marca deseja atender.

Sendo assim, defina com o máximo de detalhes o segmento dos clientes, com informações sobre idade, classe social, região, gênero e crie personas.

De modo que, seja possível entender o comportamento de seu público e as necessidades que a sua empresa poderá sanar.

2.     Proposta de valor

A proposta de valor é o segmento que define o motivo pelo qual seus clientes escolherão a sua empresa em detrimento dos concorrentes.

Então, entenda qual é o diferencial e qual ou quais são os benefícios que seu produto ou serviço pode oferecer ao cliente. De modo que, desde o começo de seu negócio já exista um posicionamento distinto dos demais concorrentes.

3.     Canais

De que forma seus produtos ou serviços vão chegar aos clientes? Portanto, defina quais são os canais diretos (que pertencem à empresa) e indiretos (terceirizados).

O objetivo é que a empresa consiga se comunicar e distribuir ou vender seus produtos ou serviços de forma clara, por meio de um mix de canais que funciona de forma eficiente para o negócio.

4.     Relacionamento com os clientes

Qual modelo de relacionamento com os clientes a empresa deseja ter? Afinal, é fundamental garantir que o relacionamento estabeleça vínculos e possibilite manter proximidade com seus clientes.

De modo que, esse bloco seja responsável por disponibilizar um verdadeiro diferencial de sua marca. Portanto, é ideal que a empresa crie sua comunicação e estabeleça um relacionamento com o público.

5.     Fontes de receita

Nesse bloco, é hora de definir como a empresa vai obter renda através do produto ou serviço oferecido.

Observando quais são os valores que os clientes já pagam atualmente e se eles estão dispostos a pagar aquilo que a empresa considera justo.

É hora de analisar o preço no mercado, trabalhar bem os diferenciais de sua marca e justificar o valor que pretende cobrar.

Para que a empresa tenha um posicionamento coerente desde sua fundação e com isso, consiga ser lucrativa todos os meses.

6.     Recursos principais

Toda empresa precisa de diferentes recursos para que possa funcionar, eles dão suporte para suas atividades principais.

Quais são os recursos que serão necessários para que sua empresa possa entregar a proposta de valor ao público? Quais são os recursos importantes para manter um relacionamento com seus clientes ou gerar receita?

Liste os recursos e trabalhe para que eles estejam disponíveis para sua equipe ter absolutamente tudo que é necessário sempre disponível.

7.     Atividades-chave

No âmbito da atividade chave, é preciso traçar um modelo de negócio que faça sua atividade funcionar.

Quais são as demandas necessárias para que seu negócio possa operar com sucesso? Reflira sobre a viabilidade do seu modelo de negócios.

Suas atividades podem estar ligadas à produção do produto a ser vendido, à prestação de serviço e até mesmo às tarefas administrativas de seu negócio.

Sendo assim, componha o quadro com riqueza de detalhes para que possa montar um quadro realmente valioso, que elenca as atividades principais que são necessárias para viabilizar sua proposta de valor para o cliente.

Um aspecto importante sobre todos os quadros já citados, é que no Canvas de seu negócio é preciso se ater aos detalhes.

Quanto mais detalhes são incluídos em cada bloco, melhor tende a ser tende a ser seu aproveitamento do Canvas.

Afinal, as informações detalhadas servem para que possa aplicar o que foi escrito como modelo de negócio, na prática.

Lembre-se que, todas as informações são realmente importantes para que possa desenvolver todos os detalhes minuciosos, planejando cada aspecto de seu negócio.

De modo que, posteriormente o plano possa ser usado para implementar o que foi idealizado para seu negócio obter o mais alto padrão de sucesso.

8.     Parcerias principais

Fornecedores e parceiros em geral que ajudam sua empresa a entregar a proposta de valor ao cliente estão descritos no bloco 8 do projeto.

Defina seus principais parceiros e fornecedores, analisando quais são os itens que cada um fornece para seu negócio.

Escolher bons parceiros de negócio é fundamental para que tenha realmente bons resultados e competitividade no cotidiano de sua empresa.

Pois, esse é um processo que exige análise de uma série de fatores, inclusive, da reputação da empresa no segmento.

9.     Estrutura de custos

No último bloco, você deverá descrever toda a estrutura de custos envolvidos na operação de seu modelo de negócios.

De modo que, possa observar quais são os custos mais elevados, como pode atuar para ter um fluxo de trabalho que minimiza custos e otimizar todas as etapas de seu negócio.

Analisar os custos ajuda na precificação do produto ou serviço com assertividade, viabilizando competitividade para seu negócio.

Use o Canvas em seu negócio

Não deixe de usar o Canvas em seu negócio! Ter um planejamento detalhado possibilita que sua empresa já comece a operar com um bom resultado no setor.

Aspecto que é fundamental para que sua empresa tenha sucesso desde o começo de suas operações.

Porque, o plano de negócios bem detalhado possibilita que a empresa tenha mais assertividade em seu posicionamento no mercado.

Portanto, vale a pena se debruçar e ser bem detalhista durante a confecção do Canvas. Para que seu negócio seja beneficiado de um planejamento completo.

Caso necessite de auxílio para montar o Canvas da sua empresa ou negócio, conte com a agência de marketing CDF para isso!

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